Yoga – Cursos

Cláudio FernandezOs Textos Clássicos do Hatha Yoga

Sem dúvida o yoga que mais se tem difundido e influenciado o Ocidente é o Hatha Yoga, porém a maioria dos praticantes e professores conhecem pouco a sua história, evolução e a profundidade de seus ensinamentos.

Isso se deve a uma série de fatores: em grande parte pela transmissão dos conhecimentos de mestre para discípulo num sistema milenar esotérico e iniciático que só começou a se abrir ao mundo no inicio do século XX noutra pelos poucos textos traduzidos e publicados que, além de tudo isso, foram escritos numa linguagem simbólica e sintética, o que tornou necessário o conhecimento dos significados ocultos por trás de escuras metáforas.

Esse panorama, para grande sorte dos praticantes de todo mundo, está mudando. Há mais de uma década começou um movimento na Índia em pró de resgatar, traduzir, comentar e publicar os textos clássicos do Hatha Yoga, que se revelaram mais numerosos do que se acreditava. Esta iniciativa reúne esforços de vários setores do mundo do yoga, desde representantes atuais da escola dos Nathas (fundadores do Hatha Yoga) até grandes pesquisadores como o Dr. M. L. Gharote, graças a isto, temos atualmente disponível muita informação, o que há poucos anos atrás nos era desconhecida.

O objetivo deste workshop é ser uma introdução ao Hatha Yoga Clássico abordando sua história desde o século IX da nossa era e como nele funcionam o Tantra, Alquimia Medieval Indiana, Medicina Ayurvédica e antiqüíssimas práticas de êxtase, criando um sistema poderoso de iluminação e transcendência.

Textos que se apresentarão no workshop:

· GORAKSHA PADDAHATI
· HATHA YOGA PRADIPIKA
· HATHARATNAVALI
· GHERANDA SAMHITA
· KUMBHAKA PADDHATI
· SHIVA SAMHITA
· HATHATATVAKAUMUNDI

Também se mostrará a estrutura do sadhana clássico explicando como as práticas de kryas, asanas, pranayamas, bandhas, mudras, dharana e dhyana eram articuladas para chegar à finalidade do yoga: Samadhi.

O workshop acontecerá sábado e domingo das 9 às 17hs. Será teórico e prático, sendo que no sábado a prática acontecerá nas duas últimas horas do curso e no domingo nas duas primeiras, tendo no domingo como pré requisito o jejum para ser realizada a prática.

 

Chakra sadhana

O yoga desenvolveu um conhecimento apurado sobre a estrutura do corpo energético e criou técnicas que permitem vivenciar e reconhecer essas estruturas que chamamos de CHAKRAS, NADIS E MARMANS.

Esse workshop tem como objetivo organizar uma prática que utilizando essas técnicas crie consciência de como esse corpo energético forma a ponte dinâmica entre corpo físico e mental.

 

Pranayama e Prana Vidya

PRANAYANA significa controle e expansão do prana e PRANA VIDYA é o conhecimento dos caminhos do prana.

Este curso abordará como as técnicas básicas de pranayama que criam a consciência do fluxo de prana são associadas à vivência de como esse fluxo pode ser conduzido a diferentes partes do corpo físico: órgãos, articulações, músculos e fáscias com a finalidade de reequilíbrio e auto-cura e de como criar circuitos no corpo energético que mantém a circulação de energia evitando bloqueios que terminam provocando patologias, tudo isso de maneira simples e eficiente através do uso consciente da respiração.

 

Asana – transcendendo o corpo físico

Em todos os estilos de Hatha Yoga, ASANA é o primeiro contato que o aluno tem com o yoga. No ocidente esta identificação é tão forte que para muitas pessoas ASANA é yoga e muitas vezes ASANA é confundido com exercício físico.

Na realidade ASANA representa uma das oito partes do yoga e na ordem do texto fundamental do yoga, yoga sutra, não é a primeira.

O hatha yoga estilo que tem aproximadamente 1.000anos começa a dar ênfase aos ASANAS, primeiro por ser o contato com o corpo, uma linguagem que qualquer ser humano pode entender, segundo iniciando por perceber nosso corpo mais denso, o físico podemos, treinar para perceber os corpos mais sutis: o corpo energético, o corpo mental, a estrutura da própria percepção (corpo de conhecimento) e finalmente libertar nossa percepção do conceito de individualidade reintegrando-nos no TODO, alcançando o estado de ANANDA (suprema felicidade).

Este curso dará ênfase em entender os três conceitos internos e fundamentais do ASANA.

1. ESTRUTURA BIOMECÂNICA
Os alinhamentos e as ações musculares que resultam no equilíbrio global do corpo físico, primeira base para os processos posteriores e as famílias de ASANAS que nos permite identificar as diferentes direções em que podemos reconstruir nosso corpo.

2. EFEITOS FISILÓGICOS
Os órgãos que são estimulados nos diferentes ASANAS e as possibilidades de criar novas séries adequadas ao reequilíbrio do diversos sistemas fisiológicos.

3. PROCESSO ENERGÉTICO
Cada ASANAS estimula e libera a circulação de energia por determinados canais (nadis) e por isto que nos sastras do hatha yoga se fala que pranayama deve ser feito logo de ter tido uma pratica regular de ASANAS.

Entendendo os processos internos os ASANAS são uma passagem para evolução de nossa consciência e não de mera ginástica.

 

Anatomia para o Yoga

O Ocidente desenvolveu uma visão do homem a partir de analises das partes que compõe seu corpo material a qual chamamos ANATOMIA. A partir dessa visão se começou a pesquisar o funcionamento fisiológico e biomecânico do corpo humano, dividido em sistemas e músculos específicos. A anatomia tem evoluído desde os primeiros trabalhos de Vesalius e durante o século 20 com a confrontação dos dois grandes sistemas médicos: indiano e chinês – começou a desenvolver uma visão mais integral e holística entendendo que o corpo material é parte de um todo: energético, mental e emocional e que esse todo interage criando o ser humano completo. Dentro dessa evolução, compreender a estrutura e função de nosso corpo físico de maneira holística é o grande aporte que o Ocidente tem para fazer, assim o workshop de Anatomia aplicada ao Yoga não conduz o aluno a um enfoque de critérios meramente anatômicos, ao contrario, leva-nos a um outro ponto de vista que se integra harmoniosamente ao conhecimento tradicional, com o objetivo de introduzir ao estudo da anatomia comentando sua historia, conceitos fundamentais, analise da postura e orientação bibliográfica para um programa de estudos, ao mesmo tempo analisar aspectos da pratica do Yoga no seu enfoque anatômico, sendo os principais a respiração, as posturas fundamentais e as posturas finais da serie do Ashtanga Yoga.

Tópicos:

• A origem da vida: quietude e movimento
• A premissa da vida animal: o movimento
• O sistema locomotor e a necessidade do comando central: surge o sistema nervoso
• A organização da estrutura corporal: a coluna vertebral e o crânio
• Como peixes fora da água: a gravidade como fator determinante da evolução terrestre
• A exigência da terra é uma: todos os esqueletos são similares
• Os três grandes desafios dos vertebrados terrestres: viver sem membros, viver com asas, viver em pé.
• A estrutura do homem: as exigências de viver em equilíbrio
• A anatomia tradicional: o homem em pedaços e o homem como uma máquina
• Uma nova visão holística: o corpo-mente integral
• Os sistemas: osteomiofasciais, cardiorrespiratório, neural endócrino e digestivo-excretor.
• Guia de avaliação postural
• Testes de avaliação

GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
Rua General Glicério, 440
Loja B - Fundos • Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294
WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
Rua General Glicério, 440 - Loja B - Fundos
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294 •WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo


Assine!