O que é Pilates

O que é PilatesPilates não é uma simples forma de ginástica, é um método para educar nosso corpo de uma forma consciente e equilibrada, tornando-o apto tanto para a vida cotidiana quanto para o uso profissional. Sua gama de aplicabilidade é bem ampla, indo desde a pós-reabilitação até o condicionamento físico de atletas, por isso se tornou um método tão famoso no mundo inteiro e praticado por diversos públicos: idosos, crianças, gestantes, atletas, bailarinos etc.

Por quê?

O método Pilates tem como prerrogativa o trabalho a partir da musculatura mais profunda, que traz enormes benefícios posturais e possibilita uma diminuição de carga para as articulações, estabilizando-as e diminuído o risco de lesões. Tudo isso a partir dos Princípios criados por Joseph Pilates e uma aparelhagem específica que utiliza molas com uma resistência gradativa, o que possibilita a ação dessa musculatura mais profunda em cada fase dos exercícios, enfatizando o ganho de tônus e o alongamento muscular. Todo esse trabalho é regido pela RESPIRAÇÃO e pelo acionamento do POWER-HOUSE (casa de força), conceito esse criado por Joseph Pilates e que coordena a mecânica respiratória do DIAFRAGMA TORÁCICO, com a sinergia dos MÚSCULOS ABDOMINAIS e DIAFRAGMA PÉLVICO, conseguindo assim a estabilização dinâmica da coluna lombar.

“VOCÊ É TÃO JOVEM COMO A FLEXIBILIDADE DA SUA COLUNA” – Joseph Pilates

Os oito princípios básicos do método de Pilates são:

1. Relaxamento
2. Respiração
3. Concentração
4. Power House
5. Alinhamento
6. Coordenação
7. Fluidez
8. Força

É através desses princípios que conseguimos aplicar o método com toda sua eficiência:

• O relaxamento é necessário para liberar as tensões físicas e mentais e preparar o corpo para a execução correta do exercício.
• A respiração nos permitir observar o nosso próprio ritmo, ajustando esse ritmo às necessidades do POWER HOUSE e da fluidez dos movimentos.
• A concentração (também chamada de visualização) é a integração mente – corpo, visualizando mentalmente o movimento a ser realizado ativando os programas de aprendizado neuro-motor.
• O POWER HOUSE é ativação do centro de força e a realização do movimento a partir deste centro.
• O alinhamento nos permite corrigir padrões posturais e estruturar o movimento respeitando as vias ósseas, articulares e miofasciais.
• A coordenação vai nos permitir gerar o movimento com as sinergias apropriadas.
• A fluidez nos demonstra que as sinergias musculares estão corretas e o movimento esta sem bloqueios.
• A força (também chamado de vigor) é a aplicação dos princípios anteriores sendo o resultado do uso do corpo como um todo e não da contração isolada de alguns músculos.

GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
Rua General Glicério, 440
Loja B - Fundos • Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294
WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
Rua General Glicério, 440 - Loja B - Fundos
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294 •WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo


Assine!