Joseph Pilates e as mídias sociais

Joseph Pilates e as mídias sociaisPor Valeria Mauriz

Joseph Pilates definiu seu método, CONTROLOGIA, como a coordenação entre Corpo – Mente e Espírito. Ele acreditava que o destino do ser humano era a felicidade e que para alcançá-la era necessário estar com plena saúde. Encontramos essa visão do mestre em seu livro “YOUR HEALTH”.

“Diariamente, do nascer ao pôr do sol, o rádio, o jornal e as revistas transmitem ao mundo como manter a saúde, como recuperar a saúde – o que fazer, o que beber e até mesmo o que pensar. A informação expressivamente conflitiva das diferentes opiniões de várias autoridades de saúde, provou ser nada menos do que confusão confundida com os milhões de ouvintes de rádio, leitores de jornais e revistas, que são tão infelizes em ouvir ou ler os diametralmente opostos pontos de vista dos nossos chamados guardiões da nossa saúde, uma vez que é mais a exceção do que a regra que estas instruções estão de acordo em suas ideias e métodos” – Trecho traduzido livremente do livro Your Health (pág 101).

É impressionante como as palavras de Joseph Pilates se mantém atuais. Nesse momento onde as mídias sociais ditam comportamentos e que “dicas de saúde” estão livremente disponíveis a um toque do dedo na tela de um celular, fica difícil distinguir o que é informação , opinião, venda de produto ou conhecimento.

Podemos perguntar:
– Acesso à informação leva a saúde?

Primeiro vamos definir saúde.
A definição mais simples: “Saúde é ausência de doença.”
Segundo a OMS : “Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.”
Outra definição: “Saúde é o estado de equilíbrio dinâmico entre organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para sua fase do ciclo vital.”

Essas definições demonstram a relação entre a saúde e o meio, no sentido de que como esse meio influencia o equilíbrio do organismo e, portanto, ser relevante quando falamos em Saúde. Atualmente, nosso meio está fortemente influenciado pela tecnologia e buscamos nela ferramentas para adquirir uma vida mais saudável, com mais bem estar. E assim vamos sendo permeados por “dicas”, “ínfluencers” “blogueiros”, “formadores de opinião”, que nos dizem o que devemos fazer para ter mais saúde e qualidade de vida. A grande questão é que informação não é a mesma coisa que conhecimento, e muitas vezes estamos sendo levados a repetir um padrão de comportamento com relação aos elementos que compõe a nossa Saúde: alimentação, exercício físico, hábitos, entre outros. E assim surgem as dietas do momento, o exercício físico que a celebridade pratica, a meditação mais cultuada. O que isso gera? Consumo. E o que o consumo gera? Dinheiro. E o que o dinheiro gera? Poder. E o que tudo isso tem a ver com a nossa Saúde? TUDO.

Joseph Pilates dizia que “Aptidão física é o primeiro requisito para a Felicidade” e nós, seres humanos, estamos a procura da Felicidade. Todos, sem exceção, queremos ser felizes. E quando nós procuramos algo, nós colocamos em ação um dos nossos sentidos principais: a Visão. A Visão em busca do equilíbrio, da homeostase.

Foi a partir da visão que nos colocamos na postura bípede para procurar alimento, ou seja, para procurar algo fundamental para o nosso bem estar físico. E hoje a tecnologia estimula esse sentido e vamos procurar nas telas o que pode nos trazer equilíbrio, saúde e felicidade. Indo de encontro a essa busca, nós temos como espécie duas questões muito interessantes: primeiro o condicionamento, que faz com que estabelecemos padrões repetitivos e segundo, a informação que é transmitida através de gerações, de uma forma já adquirida, como por exemplo o primeiro homem que utilizou uma ferramenta fez que as gerações seguintes manuseassem ferramentas de uma forma mais natural. Hoje isso é claro com as crianças manuseado os celulares e tablets de uma maneira muito simples, sem dificuldades. Portanto a tecnologia, junto com as mídias sociais tornaram-se um grande portal de ideias, mas, principalmente, de ditar moda, de estimular comportamento em massa, e principalmente, vender um produto. Mas podemos vender Saúde e Felicidade? É o que estamos comprando o tempo todo, seja na comida que consumimos, na roupa que vestimos, no exercício que praticamos, nos relacionamentos que mantemos via aplicativos. Esse comportamento gera dinheiro, faz a roda girar. E, sinceramente, o problema não é o dinheiro e sim COMO vendemos produtos através de informação mal dada, com infuencers, youtubers e blogueiros que não possuem expertise no que estão falando porém, tem milhões de seguidores e por conta do volume, conseguem estabelecer padrões que podem ser perniciosos e levar as pessoas justamente em direção contrária a que estavam buscando: a Doença e a Infelicidade.

Ultimamente tenho recebido por correio eletrônico informativos de uma pessoa dizendo que praticar o método Pilates durante a Gestação causa Diastase Abdominal. É curioso porque essa profissional:

1) Diz recuperar a Diastase sendo que é educadora física e, portanto, não está capacitada para recuperar musculatura, não pertence a sua área.
2) Afirma que o método Pilates não deve ser praticado durante a gestação, sem ter conhecimento pleno do método e nem comprovações científicas que corroborem a sua afirmação.
3) Tem um programa de exercícios que não visa à individualidade biológica, ou seja, não entra dentro do conceito de saúde onde temos que estar de acordo com a fase do ciclo vital do individuo a qual estamos trabalhando.
4) Procura denegrir a imagem de outros métodos no intuito de enfatizar o beneficio de seu produto e de si mesma.

“Não era natural esperar que, sob essas circunstâncias convidativas, os chamados especialistas em saúde, charlatães comuns, proprietários de medicamentos patenteados e fabricantes de várias formas de aparelhos mecânicos – lâmpadas, rolos, cintas de massagem, máquinas de remo, panelas, soro e outras injeções, através de seus anúncios, atingissem, claro, os fracos? Cada charlatão garante ao público que este é o ÚNICO método de restaurar rapidamente a saúde, e ele dobra suas energias mercenárias para colher a abundante colheita que o espera da atração dos desafortunados na forma de pagamentos de quantias injustificadas de tratamento, remédios e serviços. Tais tratamentos não apenas deixam de atingir os resultados desejados, mas em muitos casos, na verdade, fazem mais mal do que bem, sempre, porém, beneficiando apenas os anunciantes, à custa de suas vítimas inocentes.” – Tradução livre do livro Your Health (pág 109).

Novamente recorremos às palavras do mestre Joseph Pilates e como ele já havia percebido, há mais de 80 anos atrás, o quanto estamos a mercê de um sistema que não preza pela Saúde e sim pelos fatores econômicos.

“Olhando para o futuro, é emocionante para aqueles que gozam de saúde normal, no interesse da humanidade sofredora, pensar na época em que, através da promulgação legislativa, será compulsório para aqueles que advogam curas, demonstrar a eficiência de seus métodos, conforme refletido em seus estudos na sua própria condição física e saúde. Eu estou pronto para tal teste. Meu método foi provado satisfatório em todos os detalhes. Meu curso pode resistir ao teste ácido antes dos especialistas mais críticos” – Tradução livre do livro Your Health (pág 110).

Joseph Pilates sempre acreditou e foi prova viva da eficiência do seu método, e relendo a frase acima, no momento atual onde tantos dizem e muitos se enganam, penso em como poderíamos disseminar o conhecimento de forma a levar a todos a possibilidade de Saúde, Bem Estar e Felicidade.


Valéria Mauriz é bailarina e fisioterapeuta. Tem a certificação em Pilates pela POLESTAR EDUCATION. Estudou nas mais conhecidas linhas de Pilates como: CORE CONNECTION, ROMANA KRYZANOWSKA PILATES, CLASSIC PILATES, MICHAEL MILLER PILATES, entre outras. Tem desenvolvido sua pesquisa em Pilates na Saúde da Mulher, sendo que já escreveu sobre Assoalho Pélvico no Climatério e lançou em 2013 o livro “Pilates na Gestação – Redescobrindo seu Corpo no pré e no pós parto. É Doula formada pelo curso “Ecologia do Parto” de Heloisa Lessa e do renomado obstetra francês Michel Odent, que introduziu o parto na água nos hospitais franceses na década de 60 e que escreveu vários livros sobre a influência do parto na vida humana.

Atende gestantes e acompanha partos junto com a obstetra Maria Fernanda Couto do Rio de Janeiro.
Formada em Ginástica Hipopressiva, atua junto a mulheres na Recuperação do Pós Parto
Ministra o curso de Pilates na Gestação e no Pós Parto em várias cidades do Brasil como RJ, SP. Goiânia entre outras.

Pré treinadora em GYROTONIC®

É também Master trainer do método GYROKINESIS® podendo ministrar curso desta metodologia em qualquer lugar do mundo.

Publicado originalmente em http://www.maisquepilates.com.br/joseph-pilates-e-as-midias-sociais/

GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
Rua General Glicério, 440
Loja B - Fundos • Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294
WhatsApp(21) 98683-3097
Veja como chegar
Rua General Glicério, 440 - Loja B - Fundos
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294 •WhatsApp(21) 98683-3097
Veja como chegar
GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
© 2004 - 2018 - Espaço Pilates
Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo
© 2004 - 2018 - Espaço Pilates
Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo


Assine!