A Conexão CORPO-MENTE no Método Pilates

Joseph Pilates nos deixou em seu livro a seguinte definição: “CONTROLOGY is complete coordination of body, mind and spirit”, na tradução livre: CONTROLOGIA  é a completa coordenação de corpo, mente e espírito. Mas o que seria essa coordenação entre corpo e mente? O Sr. Pilates nos ensina a praticar seu método de forma a estar concentrado, presente no que se está realizando, consciente em cada etapa do movimento, no fino “controle”: desde o ato respiratório até a execução de um movimento desafiante. CONSCIÊNCIA é definida pelo dicionário Aurélio como  “Estado do Sistema Nervoso Central que permite pensar, observar e interagir com o mundo exterior” OU “Percepção que um organismo tem de si mesmo e do que o cerca”.  Damásio define como Consciência  “Função biológica crítica que nos permite saber que estamos sentindo tristeza ou alegria, sofrimento ou prazer, vergonha ou orgulho, pesar por um amor que se foi ou por uma vida que se perdeu”. Estou escrevendo essas definições para compreender essa coordenação CORPO-MENTE a qual Joseph Pilates se refere.

Somos influenciados por um sistema que preza a dicotomia Corpo-Mente, desde as religiões, a medicina, chegando até a filosofia, porém somos seres integrados, onde nossos sistemas interagem e se suprem, colaboram entre si para a homeostase, para continuarmos vivos. E somos seres de AÇÃO, ou seja, de movimento.

Necessitamos de movimento para buscar alimento, abrigarmos das intempéries, procriar, fugir ou lutar dos predadores. O primeiro ato da vida de um ser humano é respirar, ou seja, um ato que interage sistema respiratório, circulatório e sistema músculo-esquelético. Depois a busca pelo peito da mãe para poder ter alimento, um reflexo básico de sobrevivência. Após isso temos o reflexo de apreensão e vamos aprendendo a nos  mover.

Nosso primeiro aprendizado é o MOTOR. Justamente através dele que teremos o início das nossas memórias.  Corpo e Mente se desenvolvem juntos, se retro-alimentam. O neurofisiologista da Universidade de Nova York, Rodolfo Llinás diz: “Somente uma criatura que se move precisa de um cérebro” e interpreta: “Aquilo que chamamos de pensamento é a internalização evolucionária do movimento“.

As pesquisas da neurociência estão evoluindo nessa direção da conexão Corpo-Mente mostrando que essa conexão vai muito além do que um papo espiritual. Carl Cotman em um estudo de 1995 estabeleceu uma conexão biológica direta entre o movimento e a função cognitiva. Cotman nos diz: “Uma das principais características do exercício físico é a melhoria da qualidade de aprendizagem e acho que essa é uma boa dica para se ter em mente  porque ela sugere que se você estiver em boa forma física você aprenderá e funcionará de forma mais eficiente”. Esses estudos vão de encontro com que o Sr. Pilates falava há mais de 50 anos atrás.

Aqueles que leram seus livros: “Return to life through Contrology” e “Your Health” se surpreenderam, como foi o meu caso, de encontrar um modo  de pensar a respeito do mundo, de crítica sobre a maneira como o homem estava evoluindo, perdendo o contato com a natureza, com o seu próprio corpo e sobre o excesso do uso de máquinas em detrimento ao corpo. Mais que simples exercícios, Joseph Pilates pensou e elaborou um método que, por definição significa: “Obra que contém disposta numa ordem de progressão lógica os principais elementos de uma ciência, de uma arte.” OU “Processo racional para chegar ao conhecimento ou demonstração da verdade” E qual seria essa verdade? Aptidão física. Estar apto a se mover conscientemente em direção ao seu objetivo, seja ele correr, nadar, saltar, lutar, dançar, comer. Elaborar programas motores eficientes para nossa ação. Priorizar o movimento ao invés da mecanização. O Sr. Pilates desejava que seu método fosse ensinado nas escolas porque já previa que o exercício físico e o aprendizado caminham de mãos dadas. Que a conexão Corpo-Mente é essencial para encontrarmos a Felicidade e com ela, o Espirito.

Se o Sr. Pilates acordasse hoje e visse como o homem está vivendo: cada vez mais tecnológico e  desconectado do próprio corpo ficaria chocado e diria que estamos precisando cada vez mais do Método que ele criou. Sim, estamos precisando do Método Pilates, Contrologia, e não de exercícios aleatórios ao qual chamam de Pilates. Precisamos do conhecimento a fundo dessa incrível metodologia porque como diz Ratey e Hagerman: “É uma questão de crescimento versus decadência, de atividade versus inatividade. O corpo foi  projetado para ser estimulado, e ao estimulá-lo, estimulamos também nosso cérebro. O aprendizado e a memória evoluíram numa ação conjunta com as funções motoras que permitiam aos nossos ancestrais encontrar comida, portanto, no que diz respeito aos nossos cérebros, se não estivermos nos movimentando, não haverá real necessidade de aprender algo.” Por isso quando Joseph Pilates nos diz que “CONTROLOGY is complete coordination of body, mind and spirit ” ele nos estimula a praticar um lifestyle, um modo de vida diferente onde o movimento e a mente caminham e são estimulados juntos, onde a superação e a consciência estejam valorizadas, alcançando um equilíbrio para o corpo, a mente e o espírito.

—————–

Valeria Mauriz

Valéria Mauriz é bailarina e fisioterapeuta. Tem a certificação em Pilates pela POLESTAR EDUCATION. Estudou nas mais conhecidas linhas de Pilates como: CORE CONNECTION, ROMANA KRYZANOWSKA PILATES, CLASSIC PILATES, MICHAEL MILLER PILATES, entre outras. Tem desenvolvido sua pesquisa em Pilates na Saúde da Mulher, sendo que já escreveu sobre Assoalho Pélvico no Climatério e lançou em 2013 o livro “Pilates na Gestação – Redescobrindo seu Corpo no pré e no pós parto. É Doula formada pelo curso “Ecologia do Parto ” de Heloisa Lessa e do renomado obstetra francês Michel Odent, que introduziu o parto na água nos hospitais franceses na década de 60 e que escreveu vários livros sobre a influência do parto na vida humana. Atende gestantes e acompanha partos junto com a obstetra Maria Fernanda Couto do Rio de Janeiro.
Formada em Ginástica Hipopressiva, atua junto a mulheres na Recuperação do Pós Parto. Ministra o curso de Pilates na Gestação e no Pós Parto em várias cidades do Brasil como RJ, SP. Goiânia entre outras. Pré treinadora em GYROTONIC®. É também Master trainer do método GYROKINESIS® podendo ministrar curso desta metodologia em qualquer lugar do mundo.

Publicado originalmente em http://www.maisquepilates.com.br/conexao-corpo-mente-no-metodo-pilates/

GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
Rua General Glicério, 440
Loja B - Fundos • Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294
WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
Rua General Glicério, 440 - Loja B - Fundos
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294 •WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo


Assine!