CLARA PILATES E O FEMININO NO MÉTODO PILATES

Clara PilatesPor Valeria Mauriz

Atualmente o método Pilates é reconhecido e praticado mundialmente e todos reconhecem seu criador, Joseph Pilates, mas poucos sabem  a influência de uma figura fundamental no método: Clara Pilates.

Anna Klara Zeuner, ou, Clara Pilates, é conhecida como esposa de Joseph, porém, antes de conhecê-lo, ela atuava como professora primária e enfermeira na Alemanha. Era uma profissional da saúde que acreditava no exercício físico para manter o corpo saudável, portanto possuía uma mente aberta para sua época e que deve ter presenciado as agruras da Primeira Guerra Mundial e suas consequências nos soldados que retornaram incapacitados da guerra de trincheiras. Em 1926 decidiu viajar para os USA e nessa viagem de navio conheceu Joseph Pilates, que se tornou o amor da sua vida e seu companheiro de profissão. Nessa viagem, Joseph apresenta a Clara a metodologia que vinha desenvolvendo e obtido sucesso na preparação física de bailarinos na Alemanha como Mary Wigman, seus estudos com Rudolph Laban e sua experiência no hospital da ilha de Mann enquanto era prisioneiro de guerra. Juntos eles decidiram abrir um estúdio em Nova Yorque  para propagar a metodologia pela  qual ela se apaixonou : a Contrologia.

As funções de Clara Pilates dentro do estúdio era diversificada: além de dar aulas ela também  administrava e o mais importante: anotava as sessões que Joseph Pilates ministrava aos seus alunos. Ela guardou e catalogou todas as fotos, videos e anotações e fazia registros diários de tudo que ele criava, ajudando -o a organizar a sua pesquisa.  De acordo com Mary Bowen, aluna de Joseph e Clara, ambos eram igualmente talentosos “Pilates era inventivo, extravagante e otimista. Ela por sua vez era a retaguarda, segura, a base de sustentação de Joe”

Existem estórias de que Pilates não era um professor muito bom e sim um inventor e um inovador sem precedentes, mas que não impressionava com suas habilidades de comunicação e que Clara era a verdadeira instrutora no estúdio. Seu toque e voz suave são lembrados até hoje por seus alunos dedicados.

Clara foi quem continuou a propagar o método depois do falecimento de Joseph Pilates em 1967 e quem incentivou os discípulos de Joseph a ensinar. Foi justamente nessa época que Ron Fletcher retorna a Nova Yorque e volta a ter aulas com Clara Pilates que o ensina a trabalhar “de forma mais lenta para sentir cada peça de movimento a mover o corpo por dentro e a trabalhar com as máquinas, parceiras no trabalho, e não nas máquinas” – nas palavras de Ron Fletcher. Foi a partir do incentivo de Clara Pilates   que surgiu a  a vontade de Ron Fletcher  abrir seu próprio estúdio na costa oeste dos USA, o que proporcionou o “boom” do método Pilates nos USA. Enquanto Ron Fletcher ensinava na costa oeste, Romana Kryzanowska atuava na costa leste ao lado de Clara e foi quem permaneceu ensinando após sua morte em 1976 aos 93 anos de idade.

É interessante perceber a influência das mulheres no trabalho de Joseph Pilates: Clara, sua parceira, incentivadora , os discípulos que continuaram seu trabalho foram basicamente mulheres como Romana Kryzanowska, Carola Trier, Kathy Stanford-Grant,  Eve Gentry e também como ele trabalhou desenvolvendo estruturas para as diversas necessidades na vida de uma mulher: no pós parto, na recuperação de um mastectomia como no caso da Eve Gentry ou na preparação física para a dança como no caso de Kath Grant. Por tudo isso o  público que pratica o  método Pilates se tornou majoritariamente feminino pois observa-se os benefícios com respeito a algumas alterações que tem maior incidência em mulheres como a  osteoporose, lesões de joelho e quadril, recuperação de câncer de mama e também por ser um ótimo método de condicionamento físico com baixo impacto, propicio para a gestação e fundamental no pós parto.

Aqui no Brasil também foi uma mulher que introduziu o método: Alice Becker Denovaro.

Por tudo isso hoje, no Dia Internacional da Mulher, vamos homenagear a Clara Pilates e a todas as mulheres “pilateiras” apaixonadas pelo método e que levam adiante esse precioso legado.

Escrito por Valeria Mauriz

Valéria Mauriz é bailarina e fisioterapeuta. Tem a certificação em Pilates pela POLESTAR EDUCATION. Estudou nas mais conhecidas linhas de Pilates como: CORE CONNECTION, ROMANA KRYZANOWSKA PILATES, CLASSIC PILATES, MICHAEL MILLER PILATES, entre outras. Tem desenvolvido sua pesquisa em Pilates na Saúde da Mulher, sendo que já escreveu sobre Assoalho Pélvico no Climatério e lançou em 2013 o livro “Pilates na Gestação – Redescobrindo seu Corpo no pré e no pós parto. É Doula formada pelo curso “Ecologia do Parto ” de Heloisa Lessa e do renomado obstetra francês Michel Odent, que introduziu o parto na água nos hospitais franceses na década de 60 e que escreveu vários livros sobre a influência do parto na vida humana.
Atende gestantes e acompanha partos junto com a obstetra Maria Fernanda Couto do Rio de Janeiro.

Formada em Ginástica Hipopressiva, atua junto a mulheres na Recuperação do Pós Parto.

Ministra o curso de Pilates na Gestação e no Pós Parto em várias cidades do Brasil como RJ, SP. Goiânia entre outras.

Pré treinadora em GYROTONIC®

É também Master trainer do método GYROKINESIS® podendo ministrar curso desta metodologia em qualquer lugar do mundo.

Publicado originalmente em www.maisquepilates.com.br/clara-pilates-e-o-feminino-no-metodo-pilates

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
Rua General Glicério, 440
Loja B - Fundos • Laranjeiras
Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294
WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
Rua General Glicério, 440 - Loja B - Fundos
Laranjeiras - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2225-7294 •WhatsApp98683-3097
Veja como chegar
GYROTONIC® and Logo GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, GYROKINESIS®, and The Art of Exercising and Beyond® são marcas registradas e são utilizadas com a autorização da GYROTONIC® Sales Corporation
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento:
Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo
© 2004 - 2014 - Espaço Pilates
Desenvolvimento: Fernando Ramos | Cláudia Marapodi - Design com Conteúdo


Assine!